Inteligência artificial confirma teoria de que Shakespeare teve um coautor

Em 1850, pesquisador afirmou que peça “Henrique VIII” teria sido escrita em parceria com John Fletcher, informação que demorou 169 anos para ser confirmada

Por: João Ortega - StartSe 

 

A peça Henrique VIII foi encenada em 1613 pela primeira vez. Mais de quatro séculos depois, o mistério acerca de sua autoria foi finalmente resolvido com a ajuda da tecnologia. Um algoritmo de inteligência artificial confirmou uma teoria elaborada em 1850 de que o dramaturgo inglês William Shakespeare teria escrito a peça em parceria com John Fletcher.

Por quase 200 anos desde o lançamento, acreditava-se que Shakespeare e Fletcher eram rivais no universo da dramaturgia inglesa – e que Henrique VIII era de autoria apenas do primeiro. No século XIX, porém, o pesquisador James Spedding analisou a obra e identificou aspectos da escrita, em diferentes trechos, que se assemelhavam ao estilo de Fletcher. Desde então, sua teoria nunca havia sido confirmada, tampouco descartada.

A Academia Tcheca de Ciência, em Praga, “alimentou” um algoritmo de inteligência artificial com diversos textos de três autores: Shakespeare, Fletcher e Philip Massinger – um outro candidato a autoria da obra. Com o software treinado com o estilo dos escritores, os cientistas, então, inseriram o texto de Henrique VIII no algoritmo.

O sistema identificou, a partir do ritmo e da escolha de palavras, que as duas primeiras cenas da peça foram escritas por Shakespeare. As quatro cenas seguintes, no entanto, tiveram Fletcher como autor. Então, os escritores passam a se intercalar e, possivelmente, escreveram algumas cenas a quatro mãos. Massinger, por outro lado, não participou de Henrique VIII.

“O algoritmo acabou sendo um discriminador muito confiável para os estilos de ambos os autores”, afirma Petr Plechac, líder do estudo, ao The Guardian. “Quando aplicado ao texto de Henrique VIII, o resultado indicou claramente que os dois autores estavam envolvidos”.

Disponível em: https://www.startse.com/noticia/nova-economia/71113/inteligencia-artificial-confirma-teoria-de-que-shakespeare-teve-um-coautor Acesso em 4 Dez 2019 

 

Veja Também

Será que as empresas estão prontas para a desglobalização?

Ao entrarmos em uma nova década, caracterizada pelo aumento de complexidade econômica e das divisões g...

Quando confiar na sua intuição em decisões importantes

Alguns executivos se orgulham de ter uma intuição forte, aguçada ao longo de anos de experiência, que ...

Ajudar sua equipe a obter sentido de propósito no trabalho

Ninguém quer ser um robô o dia inteiro no trabalho. As pessoas desejam se sentir inspiradas, encontrar...

Peça o seu Orçamento

Nossa equipe esta esperando pelo seu contato......

Clique Aqui