Habilidade que os profissionais e empreendedores do século XXI deveriam ter

Segundo a CEO da IBM, Ginni Rometty, é mais importante contratar profissionais com base em suas habilidades ao invés de seu diploma

Por: Andre Castro - Administradores

Estamos atravessando momentos de mudanças rápidas e significativas, conhecido como modernidade líquida por conta do pensamento do sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman, onde tudo é muito dinâmico e veloz. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças dos dias de hoje vão trabalhar com atividades que ainda não existem quando crescerem. É válida também ressaltar que do ano 2000 para cá, 50% das 500 maiores empresas da Revista Fortune desapareceram.

E você, como se vê dentro desse quadro? Se sente preparado para fazer a diferença no mercado?

Segundo a CEO da IBM, Ginni Rometty, é muito importante para o futuro das empresas, contratar profissionais com base em suas habilidades ao invés de apenas analisar seu currículo e diploma.

Por esta razão, algumas características, ao meu ver, são fundamentais para que o profissional do século XXI sobreviva e faça a diferença alcançando, assim, o seu sucesso. Confira!

- Motivação: A motivação é o combustível que impulsiona os talentos e muitos são perdidos pela falta dela e deve ser alimentada diariamente. Ser um profissional motivado é estar sempre em busca de seus sonhos e objetivos, independentemente dos obstáculos à sua frente.

- Felicidade: Segundo Tony Robbins, escritor e palestrante norte americano, "sucesso sem felicidade é fracasso". Para que você seja realmente feliz e atinja o seu sucesso é fundamental amar o que faz, caso contrário você simplesmente irá desistir, assim como dizia Steve Jobs, fundador da Apple. Portanto, procure se autoconhecer para descobrir seu verdadeiro talento.

- Conhecimento: Para Albert Einstein, a única coisa que ninguém tira de você é o seu conhecimento. Para fazer a diferença é fundamental ter conhecimento e especialização dentro da sua área. Tudo o que não está expandindo está encolhendo e o mesmo acontece com o seu cérebro. Só com conhecimento adequado o profissional terá condições de argumentar, ter pensamento crítico e criativo.

- Empreendedorismo: Profissionais com perfil autônomo e de liderança são cada vez mais requisitados nas empresas por possuírem iniciativa e visão de longo prazo. É o chamado intraempreendedorismo, a capacidade de empreender dentro da organização. O profissional empreendedor olha a organização como um todo, onde os processos têm relação entre si e nada é isolado.

Características importantes: tomar decisões, assumir riscos e desenvolver relacionamentos, valiosas para gestão de pessoas e ajuda ao próximo. Pesquisas mostram que 30% dos problemas das empresas são de ordem técnica e 70% causados pelas pessoas, pois em algum momento do processo elas não estavam comprometidas na busca pela excelência.

- Pensamento Crítico: Identificar os prós e contras, argumentar e pensar antes de fazer, ao invés de entrar no modo automático. Para tanto, demais habilidades como a busca do conhecimento, comprometimento e motivação, são fundamentais.

- Resiliência: Capacidade de suportar o estresse e adversidades sem alterar seus objetivos e processo de decisões. A resiliência se apresenta como uma das mais promissoras das competências e diferencial competitivo, pois proporciona ao profissional tolerância para mudanças e tendência para inovação em momentos difíceis e de crise. Pessoas decididas e com objetivos claros saem na frente. São características do profissional resiliente: o controle emocional, alegria e autoestima. Como também, grande capacidade para solucionar problemas.

- Criatividade e Inovação: A criatividade é o passo anterior à inovação. Todos têm a capacidade de criar novas ideias, porém é necessário execução. Independentemente da área de atuação, todos têm capacidade de aprender a usar a criatividade, uma vez que ela não é fruto de talento, mas sim de treino. Toda mudança ocorrida no mundo foi fruto de uma ideia que começou a ganhar corpo à medida em que saia do papel, iniciando aí o processo de inovação. A criatividade é característica do profissional resiliente que com sua capacidade de solucionar problemas, busca, na criatividade, o melhor caminho.

Finalizando nosso artigo, é fundamental saber qual o seu real objetivo e assim desenvolver e trabalhar as suas habilidades.

Segundo Albert Einstein, há uma força mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade!

Então continue em frente e sucesso!

 

Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/habilidade-que-os-profissionais-e-empreendedores-do-seculo-xxi-deveriam-ter Acesso em: 22 Abril 2019 

Veja Também

Ajudar sua equipe a obter sentido de propósito no trabalho

Ninguém quer ser um robô o dia inteiro no trabalho. As pessoas desejam se sentir inspiradas, encontrar...

Inteligência artificial confirma teoria de que Shakespeare teve um coautor

Em 1850, pesquisador afirmou que peça “Henrique VIII” teria sido escrita em parceria com John Fletcher...

6 dicas para potencializar o rendimento em reuniões

Agendar uma reunião presencial pode não ser a melhor opção

Peça o seu Orçamento

Nossa equipe esta esperando pelo seu contato......

Clique Aqui