Encontre o tempo e o momento certo para ensinar

Por: Diane Belcher - Harvard Business Review

Recentemente, eu estava em Atlanta, Georgia, para uma viagem rápida centrada em torno de uma apresentação na conferência Training 2018. Embora esses tipos de viagens muitas vezes pareçam ocupados e frenéticos, eles também podem proporcionar um tempo silencioso – momentos para parar e refletir que nem sempre fazem parte do nosso dia-a-dia. Entre sentar no avião, andar em Ubers e jantar no bar do hotel, me encontrei com um pouco de tempo para simplesmente parar e pensar. Minha apresentação na conferência foi sobre como transformar líderes ocupados em professores para ajudar a envolver os funcionários e aumentar as organizações. No meu tempo de inatividade, achei interessante pensar em como esse conceito se aplicava à minha própria vida. Então percebi – eu também sou um desses líderes ocupados!

Levar esse tempo apenas para refletir e chegar a essa conclusão me lembrou como é gratificante refletir. Nós vivemos em um mundo que é governado por nossos calendários, e é muito difícil “fazer” esse tempo. No momento em que você lê todos os seus e-mails, cuida de suas operações do dia a dia e participa de reuniões de equipe, parece que já passou um dia inteiro, e nem é hora do almoço. Eu mal posso descrever o sentimento feliz que recebo quando vejo algum “espaço em branco” aberto no meu calendário.

No entanto, não se trata de dedicar tempo para se tornar um líder e professor melhor – é sobre encontrar tempo para isso. O que eu quero dizer com isso? Esses pequenos momentos que você tem para si ou para os “encontros de elevador” do dia-a-dia que você tem com os funcionários, são as melhores oportunidades para praticar se tornando um melhor líder e professor. Se você encontrar uma maneira de ensinar um pouco sobre suas interações cotidianas com seus funcionários, descobrirá que não apenas seu desempenho aumentará, mas também suas habilidades de liderança. Ensinar é uma via de mão dupla. Em última análise, se você investir esse tempo nos outros, ele será beneficiado em seu próprio trabalho.

Os participantes da minha sessão estavam empolgados e empenhados em ajudar seus líderes a melhorarem no ensino, e talvez estivessem fazendo isso sozinhos. Isso me inspirou a me concentrar pessoalmente em como posso me tornar um melhor líder e professor, mesmo nesses pequenos momentos. Toda essa reflexão me deu dois novos objetivos para mim:

Criar mais tempo para reflexão no meu fluxo de trabalho do dia-a-dia. Grandes ideias – até mesmo simples – podem ser geradas a partir de apenas alguns momentos de reflexão.
Praticar o que eu prego – ser líder e professor não precisa ser mais trabalhoso, se trata apenas de fazer meu trabalho de forma um pouco diferente para encontrar esses pequenos momentos de aprendizado.
Como você pode encontrar maneiras de trabalhar mais a reflexão – e mais ensino – em seus dias ocupados?

Diane Belcher é diretor sênior de gerenciamento de produtos Harvard Business Publishing Corporate Learning.

Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/dicas/encontre-o-tempo-e-o-momento-certo-para-ensinar/ Acesso em: 06 Fev. 2019

Veja Também

Não deixe as notificações push arruinarem sua produtividade

Desde que nossos ancestrais pré-históricos usaram ferramentas de pedra para fazer fogo e caçar animais...

5 razões para sua empresa investir no desenvolvimento de pessoas

Saiba por que sua companhia precisa de um planejamento estratégico de T&D

Como fazer os colaboradores prestarem atenção em treinamentos corporativos

De acordo com a Association for Talent Development, as empresas americanas gastam mais de US$ 160 bilh...

Peça o seu Orçamento

Nossa equipe esta esperando pelo seu contato......

Clique Aqui