Elon Musk lançará 60 satélites de internet ao espaço na quarta-feira

Chamado de "Startlink", projeto da SpaceX prevê a formação de constelação de satélites na órbita da Terra para fornecer internet a todo o mundo

Por: Tainá Freitas - StartSe

Elon Musk anunciou o lançamento de 60 satélites de internet ao espaço nesta quarta-feira (15). O lançamento faz parte do projeto “Starlink” da SpaceX, sua empresa de exploração espacial. O objetivo é de levar internet de boa qualidade para todo o mundo.

O empreendedor publicou uma foto no Twitter de como os satélites estão alocados no Falcon 9, foguete da companhia. A expectativa é que os satélites permaneçam como “constelações” na órbita da Terra, fornecendo conexão de internet. A Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos deu permissão para que Musk lance dois grupos de satélites – um com 4.409 unidades e o segundo com 7.518 satélites.

O lançamento de 60 satélites corresponde a uma fase inicial do projeto e o próprio Musk afirma que “muito pode provavelmente dar errado na primeira missão”. Ele está planejando mais 6 lançamentos de 60 satélites cada para atingir uma rede de conexão mínima. Além disso, são esperados alguns lançamentos para moderar como a cobertura está sendo realizada.

Em fevereiro de 2018, a SpaceX lançou dois satélites de teste para o espaço, chamados de “TinTin A e TinTinB”. No entanto, os satélites para a missão prevista para quarta-feira terão o design diferente dos anteriores. Mais informações sobre o lançamento serão fornecidas na data, segundo Musk.

O presidente-executivo da SpaceX está seguindo um cronograma informado ainda no ano passado. Em outubro, ele anunciou que planejava fazer o primeiro lançamento até junho de 2019. Além de uma possibilidade de trazer acesso à internet de qualidade para todo o mundo, o projeto pode ser utilizado para financiar os gastos da SpaceX com a exploração espacial e o desejo de colonizar Marte.

Um mercado competitivo

 

Além da SpaceX, empresas de grande porte também estão apostando na mesma iniciativa. No mês passado, Jeff Bezos anunciou o desejo de lançar 3 mil satélites ao espaço para garantir o acesso mundial à internet. A iniciativa é chamada de “Project Kuiper”. Surpreendentemente, o projeto pertence à Amazon e não à Blue Origin, empresa de Bezos focada em exploração espacial.

Em 2016, o Facebook também possuía essa ambição com o projeto “internet.org” (ou Free Basics). A SpaceX seria a responsável por lançar os satélites, mas um foguete explodiu durante os testes. Não há informações sobre o andamento deste projeto. Agora, a rede social está tocando o projeto de garantir internet em áreas de difícil acesso através de parcerias com operadoras de telefonia e satélites.

Este mercado é novo, mas competitivo: além das empresas já citadas, a OneWeb e Telesat também estão nessa corrida. A OneWeb realizou seu primeiro lançamento, com seis satélites, no dia 27 de fevereiro e foi um sucesso.

Disponível em: https://www.startse.com/noticia/nova-economia/64417/elon-musk-lancara-60-satelites-de-internet-ao-espaco-na-quarta-feira Acesso em: 13 Maio 2019

 

Veja Também

As curtidas do Instagram sumiram. Como isso afeta o seu negócio?

Especialistas reforçam a geração de conteúdo de impacto e qualidade, além da utilização de outras métr...

Saiba como identificar e reduzir a rotatividade de pessoal nas empresas

A alta rotatividade de pessoal é um grave problema para as organizações, pois sufoca a força de trabal...

B2W, das lojas Americanas e Submarino, testa envio de mercadorias com drones

Entregas devem ser realizadas entre centros de distribuição e lojas; expectativa é que projeto comece ...

Peça o seu Orçamento

Nossa equipe esta esperando pelo seu contato......

Clique Aqui