Como motivar funcionários e aumentar a produtividade, segundo CEO do Walmart

Greg Foran, CEO do Walmart, pediu para que funcionários enviassem e-mails a ele sugerindo mudanças na empresa

Por: João Ortega - StartSe

Dar feedbacks construtivos aos seus empregados é essencial, mas aprender a recebê-los é o que faz um grande líder. Greg Foran, CEO do Walmart, comprovou o poder da comunicação entre funcionários e chefes dentro de uma empresa. Durante evento voltado ao mercado de varejo no último dia 6, nos EUA, o executivo contou uma história que data de cinco anos atrás, quando ele chegou ao cargo no topo da multinacional.

Durante um encontro de férias com todos os funcionários do Walmart dos EUA, Foran pediu para que eles lhe enviassem um email pessoal listando “cortes de músculo no lugar de gordura”. Ou seja, o líder queria que seus empregados dessem um feedback sobre quais políticas recentes de cortes de gastos haviam sido prejudiciais à empresa.

“Acabei recebendo 2700 mensagens”, disse o CEO. “Sabe qual foi a coisa mais comum que chegou? ‘Por favor, você poderia recolocar os protetores de papel para assentos de privadas?’”. Por questões de cortes orçamentários em um período de crise, o Walmart havia retirado estes protetores higiênicos descartáveis dos banheiros de funcionários.

“É uma coisa pequena, mas muito importante”, explica. “Eu aprendi algo ao longo dos anos: você nunca vai motivar alguém se não consertar essas pequenas coisas. Basicamente, meu primeiro ano foi sobre melhorar essas questões de higiene. Foi sobre perguntar o que os funcionários queriam que fosse feito”.

Foran disse que, a partir dos pedidos dos empregados, consertou diversos problemas relacionados diretamente ao cotidiano deles. Com o tempo, os funcionários “compraram” a nova mentalidade da empresa, o que é crítico quando se tem um quadro de 1,2 milhões de pessoas. “Quando eu visito as lojas e centros de distribuição, eu ouço: ‘você deu o que nós precisávamos, e agora temos de executar nosso trabalho”.

As mudanças se converteram em resultados concretos. Após um período em baixa, as vendas retomaram crescimento um ano após Greg Foran assumir o posto de liderança do Walmart. E, desde então, não pararam de aumentar.

Disponível: https://www.startse.com/noticia/empreendedores/62050/ceo-walmart-feedback Acesso em: 15 Março 2019

Veja Também

Você tem mesmo total controle do seu negócio?

Aprenda 5 atitudes para ser um bom controller

Elon Musk lançará 60 satélites de internet ao espaço na quarta-feira

Chamado de "Startlink", projeto da SpaceX prevê a formação de constelação de satélites na órbita da Te...

Como inovar em empresas estabelecidas

O ex-vice-presidente de inovação da HP, Ahi Gvirtsman, conta o que aprendeu desenvolvendo produtos ino...

Peça o seu Orçamento

Nossa equipe esta esperando pelo seu contato......

Clique Aqui